CIVAP promove demonstração de tecnologia de capina elétrica em parceria com multinacional 11/08/2023
Sempre em busca de soluções sustentáveis para desafios urbanos, na última quinta-feira (10), o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema realizou um evento de demonstração, em parceria com a multinacional Zasso Group e a empresa operadora autorizada GS Ambiental. O objetivo principal foi apresentar aos membros da Câmara Técnica de Meio Ambiente e Agricultura do consórcio a tecnologia de capina elétrica para manutenção urbana.
A tecnologia oferece uma abordagem mais sustentável e econômica para a capina urbana, assim como o controle de plantas daninhas invasoras. A proposta inovadora substitui os métodos convencionais que frequentemente envolvem grandes maquinários ou o uso de herbicidas químicos, que nem sempre são eficazes e sustentáveis. A capina elétrica baseia-se na aplicação controlada de descargas elétricas de alta potência, resultando em um controle mais eficaz e duradouro.
O evento ocorreu no auditório da sede do CIVAP durante a manhã, onde compartilharam resultados já obtidos. Posteriormente, os presentes puderam acompanhar a operação prática do equipamento e da tecnologia, que foi demonstrado em um espaço aberto na FICAR, em Assis/SP. A Câmara Técnica de Meio Ambiente e Agricultura do consórcio, composta por secretários e representantes dos municípios consorciados ao CIVAP, teve a oportunidade de compreender a funcionalidade, avaliando cuidadosamente a viabilidade da tecnologia sob várias perspectivas.
De acordo com as empresas envolvidas, o método tradicional de capina, que em média cobre 100m² por dia e exige manutenção a cada 30 dias, resulta em 12 a 15 capinas anuais. Já a capina elétrica, tem capacidade para abranger 5.000m² diariamente, com manutenção necessária a cada 70 a 90 dias, totalizando de 4 a 5 sessões de capina ao longo do ano.
Nos próximos dias, o CIVAP continuará monitorando o local onde a demonstração técnica ocorreu, compartilhando os resultados tanto com os membros da Câmara Técnica como por meio de suas plataformas sociais.
__________
Assessoria de Imprensa e Comunicação
Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema